Uma vez conhecidos os materiais combustíveis existentes nos diferentes locais a proteger, o agente extintor deve ser o apropriado para os tipos de fogo em causa. Assim, os fogos são geralmente classificados em “Classes de Fogo”:

 

 

Classes de Fogos


Existem extintores de vários tipos e capacidades e que utilizam diversos tipos de agentes extintores de acordo com a classe de fogo em que se enquadram os materiais combustíveis. Os fogos classificam-se em cinco classes, A, B, C, D e E, consoante o tipo de materiais de natureza combustível envolvidos no processo. Esta classificação servirá para selecionar o tipo de extintor de incêndio mais adequado a cada situação. Assim:

Fogos de Classe A

 


Fogos que resultam da combustão de materiais sólidos de natureza orgânica, normalmente com formação de “brasas”. Exemplos: madeiras, plásticos, papel, cartão, tecidos, etc. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: água, água com aditivos, água finalmente pulverizada ou em “nuvem”; pó químico seco do tipo ABC, espuma, dióxido de carbono (pouco eficaz) e agentes halogenados.

Fogos de Classe B

 


Fogos que resultam da combustão de materiais sólidos liquidificáveis ou líquidos combustíveis. Exemplos: óleos, petróleo, gasóleo, gasolina, éter, álcool, verniz, acetona, solventes, tintas, lubrificantes, massas lubrificantes, ceras, etc. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: água com aditivos e água em nuvem em alguns casos; pó químico seco do tipo ABC, pó químico seco do tipo BC, espuma, dióxido de carbono e agentes halogenados.

Fogos de Classe C

 


Fogos que resultam da combustão de gases como o metano, gás natural, propano, butano, etano, acetileno, etc.. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: pó químico seco do tipo ABC, pó químico seco do tipo BC, dióxido de carbono e gases inertes.

Fogos de Classe D

 


Incêndios que resultam da combustão de metais alcalinos como o magnésio, pó de alumínio, sódio, urânio, titânio, etc. Para este tipo de fogos é adequado o agente extintor específico (geralmente um pó químico) para cada caso.

Fogos de Classe E

 


Incêndios em equipamento eléctrico sob tensão. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: dióxido de carbono e outros tipos de gases inertes

Escolha o Extintor correto!

Como comprar Extintor para a minha atividade?